sábado, novembro 19, 2005


Comportamentos

O picanço-de-dorso-ruivo é um predador oportunista que caça e se alimenta de presas de porte variável, estando os micro-mamíferos, as aves e répteis presentes na sua dieta. Como estratégia própria, armazena e esconde o alimento capturado entre a folhagem de arbustos e árvores, empalando-os em espinhos pontiagudos de acentuada verticalidade, ou entalando-os entre bifurcações. Dada a sua peculiaridade comportamental, foi uma das cenas que se tornava imprescindíveis representar no contexto imagético do livro.
1. Para ilustrar a cena optou-se pelo dramatismo do riscado monotonal, que alia o grande contraste do negro à ilusão óptica dos cinzas (traços negros disposto mais ou menos espaçadamente). Após o delinear das áreas pelo contorno da forma, externa e/ou interna, procuraram-se distribuir traços da mesma espessura em várias direcções, de modo a criar diferenças tonais que mimetizem a cromaticidade da ave, quando reduzida a escala de cinzentos. Embora a imagem obtida se assemelhe a um clássico desenho de tinta-da-china em papel, é contudo um desenho integralmente criado em ambiente digital, recorrendo a software de edição fotográfica para a pintura, ou risco, e a uma caneta e correspondente mesa digital, como periférico (que permitem a liberdade de movimentos própria de cada artista).

2. A ave foi desenhada numa pose de aparente desequilíbrio para reforçar a ideia dinâmica do impulso de evisceração de um pequeno micro-mamífero empalado. Sem elementos cénicos que desviassem a atenção, o direccionamento de composição orientava a leitura para a crueza da imagem, criando um destaque para o elemento secundário pouco desejável.

3. A imagem foi re-equacionada de modo a que o roedor se assemelhasse mais a um rato do campo, que não estivesse empalado, mas sim entalado na bifurcação de um ramo, e que não parecesse tão visceral; para tornar a cena mais credível e aligeirar o impacto da acção principal, optou-se por criar um intrincado labirintico de ramos, em ponteado (stippling) e com efeito atmosférico, ou de desfoque fotográfico.

Textos e Imagens de Fernando Correia & Nuno Farinha (Gradientes & Texturas) © http://www.sciencebyart.com/

Sem comentários: