sábado, novembro 19, 2005



Fim do dia

Como característica humana, o bucolismo que atribuímos a um pôr-de-sol causa sempre um certo saudosismo cénico pelo que já se passou e está prestes a terminar, encerrando mais uma capítulo num dia, ou mesmo de um livro. A conjugação de cores ambientais, suaves e quentes, traz uma nova dimensão aos castanhos avermelhados do dorso ruivo que dá o nome a esta espécie de ave.

1. O desenho anteriormente feito a risco foi colorido no mesmo programa da sua génese (Adobe Photoshop), segundo uma metodologia de gradientes de transparência-opacidade que mimetizasse a aplicação das aguarelas, quer transparentes, quer opacas (gouaches). Para a criação do cenário envolvente, incorporaram-se elementos cénicos também anteriormente criados para outras imagens que constam do livro e já propositadamente desenhadas em camadas (layers) editáveis e individualizadas (as árvores de fundo e a tábua com arame farpado). A primeira abordagem dá-nos a sensação de um dia de invernia transmontana, que seria igualmente uma outra abordagem válida.

2. Como muitos dos pastos dos lameiros estão enclausurados entre muros de pedra e sebes vivas, cuja inclinação acompanha a morfologia do terreno, procurou-se transmitir parte dessas evidências em sensações visuais, escolhendo-se uma moldura cénica em esquadria geométrica semi-quadrangular e a linha do horizonte com um declive suave, quase paralelo à continuidade da linha virtual que emerge do arame farpado (propositadamente extravasado do enquadramento) e oposto ao da diagonal representada entre o canto inferior direito e a própria ave.

3. A colocação estratégica da ave no 4º quadrante, aumenta a sensação de área livre na zona oposta, permitindo criar e direccionar visualmente uma situação de fuga, prestes a levantar voo ao mínimo sinal de alerta; por outro lado, presta-se a que a cabeça fique centrada, acima dos elementos cénicos, entre o arvoredo propositadamente descontínuo e junto à área mais iluminada, onde prima a grande bola de fogo que o nosso sol representa. Esta estratégia de composição permite prender a atenção do receptor nesse ponto central e subliminarmente conduzir o seu olhar para as características diagnosticantes que permitem diferenciar esta espécie de outras do mesmo género.


Textos e Imagens de Fernando Correia & Nuno Farinha (Gradientes & Texturas) ©
http://www.sciencebyart.com/

Sem comentários: